Governo prepara em março a segunda fase do PAC

Marcos Chagas, Agência Brasil

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer evitar ao máximo que a equipe de governo se desmobilize neste último ano de seu governo por conta das eleições, o que pode prejudicar o crescimento da economia previsto para 2010 e as políticas sociais já em andamento. Este será um dos temas a serem abordados pelo presidente, na primeira reunião ministerial deste ano, marcada para quinta-feira (21).

Hoje, na reunião com os ministros de sua equipe de coordenação política, Lula tratou da preparação da reunião ministerial. Segundo o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na reunião ministerial o presidente também fará uma avaliação das ações implementadas em 2009.

O ministro destacou que, na avaliação do presidente Lula, “o fato de o Brasil ter superado a crise internacional não é motivo para desmobilizar as equipes que atuam nesta área”. A continuidade das ações, acrescentou, é necessária para que o país mantenha o ritmo acelerado de crescimento e das ações sociais.

Padilha disse, ainda, que o presidente já deixou claro que as eleições presidenciais de outubro de 2010 não serão tratadas nas reuniões de governo. Lula delegou a tarefa de tratar das costuras políticas as direções dos partidos que integram sua base de sustentação, para a preservação da atual aliança.

Em março, o presidente deve anunciar o lançamento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O objetivo, explicou o ministro, é garantir que os programas já implementados ou em andamento sejam preservados a partir de 2011.

Uma das orientações do presidente, nesta segunda etapa do PAC, é que sua equipe analise medidas específicas para as regiões metropolitanas, como saneamento básico e tratamento de resíduos sólidos. Padilha destacou, ainda, que o presidente quer a incorporação, no PAC 2, dos investimentos orçamentários previstos para a área de ciência e tecnologia e de universalização e democratização da internet.

Até o momento, ressaltou ele, os investimentos a serem realizados na se segunda etapa do PAC ainda não estão dimensionados. Isso deve estar pronto em março, disse Padilha.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: