Coalizão lulista dá a Dilma mais palanques estaduais

Na pré-campanha, 35 possíveis alianças estão com a ministra, contra 25 de Serra . Para compensar defasagem quantitativa em relação à ministra, tucanos contam com liderança em São Paulo, que tem 22% do eleitorado

Ranier Bragon, Folha de São Paulo

A oito meses das eleições de outubro, o mapeamento das principais candidaturas ao governo das 27 unidades da Federação mostra que a coalizão de partidos que apoia o presidente Lula dá à ministra Dilma Rousseff (PT) um número de palanques estaduais 40% superior aos até agora alinhados ao governador José Serra (PSDB).

A petista tem hoje 35 palanques que tendem a trabalhar majoritariamente por sua candidatura à Presidência, contra 25 já fechados com Serra.

Dos palanques pró-Dilma, mais da metade lidera as pesquisas de intenção de voto disponíveis, sendo dez em Estados grandes ou médios. Dos 25 palanques que tendem a apoiar Serra, 10 lideram as respectivas disputas, sendo dois nos maiores Estados do país.

A base de sustentação do governo Lula conta hoje com 14 partidos políticos, mas nem todos devem aderir a Dilma. A candidatura Serra conta com o trio PSDB-DEM-PPS, que busca obter o apoio oficial do PTB, até agora na base governista.

A vantagem estatística de Dilma nos palanques estaduais aumenta caso o deputado federal Ciro Gomes (PSB) desista da corrida à sucessão de Lula, algo que vem sendo costurado pelo Palácio do Planalto.”
Só para assinantes
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: