PMDB faz convenção e aliança com Dilma aparece fortalecida

Natuza Nery e Maria Carolina Marcello, Reuters / O Globo

“O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (SP), aumenta neste sábado seu quinhão de poder dentro do partido. Fiador de uma aliança com o PT, sua reeleição ao comando do PMDB o coloca como favorito interno para ocupar a vaga de vice ao lado da ministra Dilma Rousseff na sucessão presidencial deste ano.

A Executiva da legenda que será escolhida ao final do dia terá a batuta legal para conduzir as negoaciações da coalizão eleitoral. Temer será o maestro de fato e de direito. Qualquer acordo de chapa, portanto, passará por ele.

"Vamos fazer essa aliança de forma programática, vamos fazer um presidencialismo de coalizão. Não vai haver programa de um partido só, mas de todos os partidos aliados", disse ele a jornalistas ao final de seu discurso na convenção da sigla.

Sua tese encontra obstáculos domésticos. Setores minoritários da legenda advogam por uma parceira com o pré-candidato da oposição, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

Esse grupo chegou a obter liminar na Justiça na noite passada suspendendo a convenção, mas a ala de Temer conseguiu reverter a decisão. A convenção, que se estenderá até o fim do dia, corre tranquila, ao contrário de eventos passados em que as divergências se manifestavam por socos e pontapés.

Esse grupo oposicionista, integrado em parte por aqueles que defendem, também, uma candidatura própria, não apresentou candidato para concorrer. Seus líderes -os governadores Luiz Henrique (SC), Roberto Requião (PR), os senadores Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS), além do ex-governador Orestes Quércia (SP)- não compareceram, mas parte das delegações estaduais marcaram presença.

"O PMDB sai dessa convenção extremamente fortalecido, ao contrário de outras convenções. O PMDB apresentou uma única chapa, sem nenhuma disputa", observou o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional).”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: