Diretores de institutos de pesquisa vêem Dilma favorita

José Roberto de Toledo, estadão.com.br / Blog

“Diretores dos principais institutos que fazem pesquisa eleitoral debateram o pleito de 2010 durante congresso da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep), nesta segunda, em São Paulo. Apesar de dizerem e repetirem que as pesquisas de intenção de voto não servem para prever o resultado da eleição, a maioria demonstrou, em seus comentários, que encara Dilma Rousseff (PT) como a favorita, a despeito de ela estar atrás de José Serra (PSDB) em todos os institutos.

Entre os mais comedidos, o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, deu uma pista que pode explicar essa aparente contradição. Citando dados da pesquisa de fevereiro do Datafolha, Paulino destacou que 14% dos eleitores querem votar no candidato de Lula, mas não sabem que ele é Dilma, o que mostra um alto potencial de crescimento da petista. Mas ressalvou: “pesquisa é diagnóstico, não serve para fazer prognóstico”.

Marcia Cavallari, diretora do Ibope, explicou que o eleitor se sente muito confortável com o voto que deu a Lula, pois acha que o país está tendo avanços e que eles foram mais profundos no seu governo. Para ela, “a comparação do governo Lula com o governo Fernando Henrique é prejudicial para Serra”. Mas fez uma ressalva: “o comportamento do eleitor não é matemático”.

Ricardo Guedes, do Sensus, foi mais direto: “Dilma tem produto para mostrar, a economia. Serra não”. Para ele, a tendência hoje é pró-Dilma.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: