Rio de Janeiro (Vox Populi): Dilma 29%; Serra 28%.

O Dia

“Pesquisa do Instituto Vox Populi sobre intenção de votos para presidente, realizada entre os dias 20 e 22 de março no Estado do Rio de Janeiro, obtida com exclusividade pelo O DIA, mostra empate técnico entre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), os dois principais candidatos à sucessão presidencial. Dilma Rousseff aparece com 29% da preferência do eleitorado, enquanto o tucano tem 28%. Como a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados. O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) está em terceiro, com 16%, enquanto a senadora Marina Silva (PV-AC) aparece em quarto lugar, com 9%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) dia 18 de março, com o nº 18.994/2010. O Vox Populi fez 1.000 entrevistas na capital, na Região Metropolitana e no interior do Estado do Rio. No cruzamento por região, Dilma Rousseff apresentou seu melhor desempenho na capital do estado, com 33% das intenções de voto, contra 20% de Serra. Já o tucano teve a sua melhor performance no interior, com 40% das intenções. Nesta região, Dilma somou apenas 24% das intenções.

Para o presidente do Vox Populi, João Francisco Meira, a pesquisa revela uma tendência nacional, que demonstra o crescimento de Dilma. “A boa performance da petista na capital revela o grau de informação do público. À medida que Dilma associa sua imagem à imagem do presidente Lula, ela ganha respaldo e aceitação. No interior, essa informação chega de forma mais lenta ao eleitor”, acredita o presidente do Instituto Vox Populi.

Em outro cenário, sem a participação de Ciro Gomes, que ainda não teve a candidatura confirmada — mas é aliado de Lula, Serra (34%) e Dilma (31%) também aparecem tecnicamente empatados. Com Ciro fora, Serra chega a 48% no interior, seu melhor desempenho no Estado do Rio. No mesmo cenário, Dilma tem seu melhor resultado na capital, com 37% das intenções de voto. “Não está claro ainda para o eleitor que Ciro é aliado de Lula”, diz.

De acordo com Meira, a aprovação de Lula no Rio chega a 90%. Para 29% dos entrevistados, o governo é ótimo; 43% acham bom; 18%, regular positivo; 5%, regular negativo; 3%, ruim; e só 2% acham péssimo. A pesquisa também mostra que 86% dos entrevistados sabiam que o presidente não pode concorrer nas eleições de outubro. Mas se pudesse, 61% o escolheriam outra vez.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: