Ibope confirma: efeito eleitoral do lançamento de José Serra na grande mídia ficou aquém do esperado

Portal Terra

“Pesquisa Ibope para a presidência da República divulgada nesta quarta-feira (21) traz o candidato do José Serra (PSDB) com 36% das intenções de voto e Dilma Rousseff (PT) com 29%. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e foi registrada no TSE sob o nº 9070/2010. O pré-candidato Ciro Gomes (PSB) aparece com 8%, assim como Marina Silva (PV). Num possível segundo turno, Serra venceria com 46% dos votos e Dilma teria 37%.

Na última pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada no dia 17 de março, o candidato tucano aparecia com 35% da intenções de voto dos eleitores. Já a petista alcançava 30%. Ciro Gomes (PSB) tinha 11% e Marina Silva, 6%.

O instituto realizou ainda pesquisa espontânea, com a pergunta: "Se a eleição fosse hoje, em que candidato você votaria?". Em primeiro lugar aparece o atual presidente, Lula (PT), com 16% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 15%, e Serra, com 14%. Ciro, Marina Silva e Aécio Neves (PSDB) aparecem com 1%.

A pesquisa divulgou também a taxa de rejeição dos candidatos pelo eleitorado. No total, 48% disseram que não votariam em Ciro Gomes "de jeito nenhum", 43% em Marina Silva, 34% em Dilma Rousseff e 32% em José Serra.

O levantamento, encomendado pela Associação Comercial de São Paulo e publicado pelo site do Diário do Comércio, foi realizado entre os dias 13 e 18 de abril com 2002 entrevistados em 141 municípios do País.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: