Dilma diz que Lula marcou um gol no Oriente Médio

Folha Online

“Em entrevista à rádio "CBN", a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse nesta segunda-feiraque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganha uma nova dimensão internacional com o acordo nuclear fechado no Irã neste fim de semana. "Ele [Lula] marcou um gol no Oriente Médio."

Dilma disse que o acordo foi mais do que uma vitória da diplomacia do país, mas da política externa do governo Lula.

O acordo determina que o Irã envie 1.200 quilos de seu urânio enriquecido a 3,5%, em troca de 120 quilos de urânio enriquecido a 20% na Rússia ou França --suficiente para a produção de isótopos médicos em seus reatores e muito abaixo dos 90% necessários para uma bomba. O urânio enriquecido seria devolvido ao Irã no prazo de um ano.

A troca acontecerá na Turquia, país com proximidades com Ocidente e Irã, e sob supervisão da AIEA e vigilância iraniana e turca.

Hoje, Lula disse que o acordo nuclear prova que é possível fazer política internacional baseada da confiança. "Há um milhão de razões para a gente ter argumento para construir a paz e não há nenhuma razão para a gente construir a guerra", disse, em seu programa semanal "Café com o Presidente".
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: