Dilma diz que não aceita apoio de políticos com ficha suja

Laryssa Borges, Portal Terra

“A pré-candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, disse nesta sexta-feira (14) que não aceitará apoio de políticos que tiverem pendências com a Justiça e uma ficha comprovadamente suja. Embora tenha ressaltado que não fará pré-julgamento das pessoas, enfatizou ser "impossível" receber o suporte desses apoiadores com débitos judiciais.

"Acho impossível uma coisa dessas acontecer, uma vez que ele não tem a ficha limpa está vedado a ele não só concorrer, mas acho que nos casos de ficha comprovada, sem fazer pré-julgamento das pessoas, de maneira alguma (aceitará apoio)", afirmou.

Pelo projeto da ficha limpa aprovado pela Câmara e agora analisado pelo Senado, ficariam inelegíveis os políticos condenados em decisão de um colegiado de juízes por crimes contra o sistema financeiro, eleitorais, abuso de autoridade, patrimônio público e privado, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, racismo, formação de quadrilha e terrorismo.

O texto prevê ainda, entre outros pontos, a possibilidade de o candidato poder apresentar recurso, com efeito suspensivo, contra uma decisão de segunda instância que o tenha condenado por algum crime que acarrete em inelegibilidade. Essa alternativa ocorreria apenas "em casos em que existam evidências insofismáveis de que os recursos possam vir a ser providos".

"Acho esse um projeto importante. Acho que chegaram a um acordo na Câmara, que achei um acordo bastante consistente porque, a partir daí, se tem um quadro claro em que condições um candidato que foi acusado e que, não só acusado, mas condenado e essa condenação se deu em nível em que o colegiado decidiu na Justiça, é absolutamente correto que ele não possa se candidatar naqueles termos aprovados na Câmara", disse Dilma após participar da Missa da Solidariedade, em Brasília.

"Acredito que o Senado vá analisar e expressar sua opinião, mas concordo com o processo e lamento que ele não possa ser aplicado nessa eleição, pelo menos por tudo que eu aprendi", declarou.”
Foto: AE
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: