Sensus: Lula transfere quase três vezes mais votos do que FHC

Laryssa Borges, Portal Terra

“O poder de transferência de votos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é quase três vezes maior que o de Fernando Henrique Cardoso, informou nesta segunda-feira (17) a pesquisa CNT/Sensus. Ao ouvir 2 mil pessoas em 136 municípios, o levantamento mostra que o eleitorado votaria unicamente no candidato apoiado por Lula ou admite votar no indicado por ele em 60,8% dos casos. Quando o padrinho é o tucano FHC, a transferência de votos chega a apenas 23,5%.

A despeito das qualidades pessoais apontadas pelo eleitorado, é a garantia de benefícios sociais e econômicos que é apontada por 44,0% como o critério que mais vai levar em conta na escolha do candidato a presidente. O currículo e a experiência administrativa são apenas na segunda colocação, com 34,9%.

Para 57,1% dos entrevistados, os benefícios econômicos e sociais foram gerados exclusivamente no governo Lula. Outros 17,4% acreditam que essas conquistas se devem exclusivamente ao governo Fernando Henrique Cardoso, e 16,2% ponderam que ambos os governos são responsáveis.

A avaliação do governo Lula é considerada positiva para 76,1% dos entrevistados, o maior de toda a gestão petista, iniciada em 2003. É regular para 19,2% e negativa para 4,4%. O desempenho pessoal do presidente, por sua vez, atingiu o patamar de 83,7%, o maior desde janeiro de 2009, quando chegou a 84,0%.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 10 e 14 de maio em 24 Estados e 136 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: