Dilma diz que governo comprou "de volta" parte privatizada da Petrobras

UOL

“A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, saudou nesta sexta-feira (24) a operação de capitalização que rendeu US$ 70 bilhões à Petrobras. Em comício realizado no centro de Porto Alegre na noite de hoje, Dilma discursou para milhares de pessoas (a organização estima um público de 35 mil pessoas) e tentou traduzir para o público a importância da venda de ações na bolsa de valores.

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que veio ao Estado para inaugurar uma fábrica de plástico feito a partir do etanol, em Triunfo, a petista disse que a operação da estatal de petróleo recuperou a participação do governo no controle acionário da empresa.

Depois da quebra do monopólio do petróleo no Brasil, em 1997, o governo vendeu ações da Petrobras e ficou com 40% do controle da estatal, uma operação que rendeu cerca de US$ 7 bilhões em valores da época. Hoje, após o processo de capitalização, a participação do governo na empresa subiu para 48%.

“Aquilo que eles venderam”, disse se referindo à gestão de Fernando Henrique Cardoso na Presidência, “nós compramos de volta para o povo brasileiro”. Dilma criticou a tentativa de troca de novo da Petrobras em 2000, ainda sob o governo de Fernando Henrique. A empresa chegou a anunciar a substituição do “s” pelo “x”, rebatizando estatal para Petrobrax, como forma de tornar a companhia mais aceita no mercado internacional. Por pressão popular e de políticos, a ideia foi abortada.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: