Dilma garante continuidade dos concursos para fortalecer o servidor público

Agência Brasil

“A candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, defendeu nesta quinta-feira (16), na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), a continuidade do processo de concursos para fortalecer os servidores públicos no Brasil. “Quem defende um Estado meritocrático e profissional não pode aceitar que as carreiras não sejam fortalecidas”, disse.

Para a candidata, só existe uma maneira de garantir que haja eficiência no setor público. “Primeiro, é por meio de remuneração adequada. Tem que ter um preço médio de mercado adequado. Segundo, você tem que ter carreira, incentivar e valorizar o funcionário”.

Em palestra a empresários e políticos na ACRJ, Dilma Rousseff voltou a dizer que o país precisa ter uma educação de qualidade e, para isso, deve apostar nas crianças e nos jovens, “porque aí está o futuro”. Ela explicou que para ter qualidade na educação é necessário valorizar a formação continuada dos professores e investir tanto no ensino profissionalizante, quanto na pós-graduação. “É política estratégica para chegar à sociedade do conhecimento”.

Em relação à valorização cambial, Dilma recomendou cautela. Apesar de não estar participando das discussões da equipe econômica para impedir uma valorização do real que possa prejudicar a economia, a candidata afirmou que “a gente tem que ser muito prudente quando fala de política monetária e cambial porque você pode provocar tumulto”. A candidata demonstrou confiança nas medidas que podem estar sendo tomadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Não há, segundo ela, razão para temores.

Perguntada se, caso eleita, recorreria ao presidente Lula na qualidade de consultor, Dilma disse que Lula “não é, propriamente, um líder com status de consultor”, mas uma pessoa que conquistou o respeito internacional. Assegurou que para ela será uma honra consultar o atual presidente “porque sou amiga, companheira, parceira de Lula e trabalho ao lado dele nesses últimos anos, das 8 horas da manhã às 11 horas da noite. Então, eu entendo o presidente Lula pelo olhar”.

A candidata petista qualificou Lula como uma pessoa generosa, com visão e amor pelo Brasil, além de amplo conhecimento sobre a vida política do país. Dilma ainda que muitos presidentes ao longo da história mundial tiveram a sorte de poder consultar seus antecessores. “Eu quero crer que serei uma das mais sortudas”, afirmou.

Dilma Rousseff admitiu que ser candidata mulher à Presidência da República tem alguns obstáculos, “principalmente em lugares onde isso nunca ocorreu”. Mas, segue o conselho de políticas como Ségolène Royal, presidente do Partido Socialista da França, que recomenda “persista que conseguirás”.

A candidata citou, ainda, o conselho recebido da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, que, em campanha, “quando você vir água, beba; quando vir comida, coma; se puder descansar durante cinco segundos, descanse; porque nunca se sabe o que acontece depois”.
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: