'New York Times' credita favoritismo de Dilma a legado de Lula

Portal Terra

“O jornal americano New York Times destacou em sua edição desta terça-feira (28) a trajetória da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, e creditou o provável sucesso eleitoral da petista no pleito de domingo (3) ao legado deixado pelo governo Lula.

Em texto intitulado "O fator feminino - Uma mulher desponta no Brasil", da jornalista Luisita Lopez Torregrosa, Dilma é comparada a outras líderes na América do Sul, entre elas as presidentas Michelle Bachelet, do Chile, Cristina Kirchner, da Argentina, e Keiko Fujimori, do Peru. Mas a publicação coloca a ligação com o atual presidente como principal explicação para sua liderança nas pesquisas eleitorais. "Mais que qualquer outro fator (incluindo a questão feminista), a Sra. Rousseff (Dilma) deve seu sucesso ao Sr. Da Silva (Lula)", diz o texto. "Se ela tem um tema, é a sua fidelidade às políticas do Sr. Da Silva (Lula)", complementa a articulista.

O artigo também lembra o passado de Dilma, desde os tempos de infância em Belo Horizonte, seu envolvimento em grupos de resistência ao regime militar, sua formação em economia e a entrada na política como secretária de energia do governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O New York Times ainda menciona o caso de tráfico de influência envolvendo sua sucessora no Ministério da Casa da Civil, Erenice Guerra. "A Sra. Rousseff (Dilma) teve uma trajetória tranquila até o começo do mês, quando a imprensa local divulgou alegações de que a família de uma ex-assessora, Erenice Guerra, que a sucedeu no Ministério da Casa Civil, estava recebendo suborno para obter contratos com o governo para as empresas. A Sra. Rousseff (Dilma) não foi mencionada nas alegações; desde então ela balançou um pouco nas pesquisas, mas ainda é amplamente favorita a vencer o Sr. Serra" (candidato do PSDB e segundo colocado nas principais pesquisas de intenções de voto).

Segundo o jornal, também foi a "política econômica pragmática do Brasil, que a Sra. Rousseff tem defendido em quase dez anos de adminsistração do Sr. Da Silva (Lula), que a ajudou em seu caminho à presidência".
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: