Dilma terá maioria absoluta no Congresso se for eleita

Agencia EFE / Google

"A candidata Dilma Rousseff (PT) terá uma maioria absoluta no Congresso que assumirá em 2011 caso seja escolhida presidente do Brasil, enquanto José Serra (PSDB), se for o vencedor, enfrentará um Legislativo de oposição, segundo a apuração das eleições deste domingo.

O novo balanço de forças no Congresso ficou parcialmente configurado neste domingo com a conclusão da apuração na maior parte dos estados, mas a lista definitiva ainda depende de decisões judiciais, pois o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não divulgou a votação de candidatos que, apesar de estar inabilitados, eram favoritos.

Os partidos que apóiam o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que apoiaram a candidatura de Dilma Rousseff terão a maioria absoluta tanto no Senado como na Câmara dos Deputados, segundo a apuração.

Dilma, com 46,91% dos votos, e Serra, com o 32,61%, foram os dois candidatos mais votados nas presidenciais de ontem, e disputarão o segundo turno em 31 de outubro.

No próximo mandato, dos 81 membros do Senado, 52 são de partidos que apóiam Lula (64,2%), 23 são opositores (28,4%) e 6 são do PTB, que não está na coalizão governista mas cujos senadores, entre eles o ex-presidente Fernando Collor de Mello, costumam apoiar as iniciativas do Governo.

Dos 513 membros da Câmara dos Deputados escolhidos ontem, 402 (78%) são de partidos que apóiam o Governo, e 111 (22%) da oposição, segundo o portal especializado "Congresso em Foco" com base na apuração.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: