Lula e Dilma fazem críticas à guerra cambial no G20

SRZD

“No início da reunião do G20, nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que se encontre uma resolução para o problema da guerra cambial, promovida e protagonizada pelos Estados Unidos e China.

A presidente eleita Dilma Rousseff também criticou a injeção de US$ 600 milhões do FED (banco central americano) na economia para a compra de títulos da dívida americana, que põem a moeda em circulação e favorece a sub valorização do dólar.

"Neste momento, estamos menos preocupados com as medidas que temos que tomar para desvalorizar o real e mais com com as medidas que os americanos têm que tomar para valorizar o dólar", disse Lula.

Ao comentar alternativas, Lula sugeriu que os países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) passem a usar menos o dólar em transações entre os países.

Esse encontro do G20 marca a estreia de Dilma como presidente eleita em eventos internacionais. Especialistas apostam que o tema "guerra cambial" vai pautar as discussões que acontecem até sexta-feira, em Seul, capital da Coreia do Sul.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: