Dilma, uma "Dama de Ferro" na presidência

Portal Terra / EFE

“Dilma Rousseff, uma economista de 63 anos com um perfil mais técnico que político, assumirá no dia 1º de janeiro o lugar de seu mentor, Luiz Inácio Lula da Silva, para se tornar a primeira presidente do Brasil.

Seu governo recebe um Brasil como uma das potências emergentes mais promissoras da próxima década, onde a figura de Lula parece estar diretamente ligada a este período de bonança econômica e desenvolvimento social.

Dilma ganhou a fama de funcionária eficiente e por sua personalidade forte, de "Dama de Ferro", nos ministérios de Minas e Energia e na Casa Civil que ocupou no governo Lula, mas era praticamente uma desconhecida para a maioria da população há um ano, quando o líder a impôs como candidata presidencial do Partido dos Trabalhadores (PT).

Dilma Vana Rousseff nasceu no dia 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte, filha do advogado búlgaro Pedro Rousseff, naturalizado brasileiro, e da dona de casa Dilma Jane Silva.

Adquiriu o gosto pela leitura influenciada por seu pai, filiado ao Partido Comunista Búlgaro e um habitual dos círculos de leitura, que no final dos anos 1930 teve que se exilar, deixando em seu país uma esposa e um filho, com quem a presidente eleita manteve contato por carta até sua morte, em 2007.

Suas inquietações políticas despertaram pouco depois do golpe de estado de 1964 que instaurou a ditadura militar, quando Dilma começou a estudar no Instituto Estadual de Belo Horizonte, onde existia um forte movimento estudantil.

Foi lá que ela começou seu ativismo político e fez parte de vários grupos armados que operavam na clandestinidade contra a ditadura.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: