Brasil pretende criar base sul-americana para ter "voz no mundo"

Portal Terra / EFE

“O Brasil tem planos de criar com seus parceiros continentais uma "base sul-americana de defesa" que permita à região ter "voz no mundo" e "dissuadir" aqueles que pretendem dominar seus recursos naturais, afirmou nesta segunda-feira o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim.

O ministro explicou em Montevidéu, onde se reuniu com o presidente José Mujica e com seu colega uruguaio, Luis Rosadilla, que a política de defesa do Brasil se baseia "na cooperação e na integração" regional, para que a estratégia da América do Sul possa ser a da "dissuasão".

Desta forma, o ministro apontou em entrevista coletiva que "o ambiente estratégico de Uruguai e Brasil é a região", e o da região "é o mundo", pelo que todos os países da América Latina terão de aprofundar suas relações para "fazer com que o Sul tenha uma voz única nas gestões internacionais".

Nesse sentido, Jobim destacou que a política brasileira pretende "a formação" de uma indústria de defesa regional, na qual existam fortes investimentos dos Estados orientados ao desenvolvimento comum.

No entanto, Jobim, que viajou ao Uruguai acompanhado por uma grande representação, descartou que este tipo de iniciativas constitua uma "corrida armamentista". "Não há corrida, é a recuperação do tempo perdido. É a necessidade que tem a região de dotar-se de capacidade operacional para poder dizer que se o senhor vem aqui, o senhor vai ter problemas", apontou.
Jobim lamentou a grande "dependência logística" que atualmente a região tem com relação ao exterior e disse que por isso é necessário que "a indústria militar se desenvolva ao lado do tecido produtivo sul-americano".
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: