Dilma: não esperaremos as próximas chuvas para chorar as vítimas

Luciana Cobucci, Portal Terra

“A presidente Dilma Rousseff (PT) participou nesta quarta-feira da primeira sessão legislativa do Congresso Nacional após a posse dos deputados e senadores, ocorrida ontem em Brasília. Ao lado de José Sarney (PMDB-AP), reeleito presidente do Senado, e Marco Maia (PT-RS), eleitro presidente da Câmara, Dilma lembrou a tragédia causada pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro e afirmou que vai atuar para prevenir e diminuir os prejuízos causados por desastres naturais.

"Nenhum pais é imune aos desastres naturais, mas no Brasil não podemos e não iremos esperar os próximos anos e as próximas chuvas para chorar as próximas vítimas. Precisamos de dados confiáveis para alertar a população a tempo. Vamos ajudar as cidades e os Estados a identificar as áreas de risco, a construir obras de prevenção e ofereceremos aos moradores novas habitações através do programa Minha Casa, Minha Vida", afirmou a presidente.

Dilma Rousseff quebrou o protocolo durante a cerimônia de abertura da 54ª legislatura no Congresso ao ler, ela própria, a mensagem do Poder Executivo entregue ao Legislativo pela ocasião. A última vez que o presidente da República leu a mensagem foi no primeiro mandato de Lula, em 2003. Dilma afirmou que a principal missão do seu governo é acabar com a pobreza extrema no País.

"Temos a obrigação de aprofundar a democracia, começando por aquela que é a necessidade mais básica: erradicar a pobreza extrema no Brasil. Nâo podemos aceitar que milhares de pessoas continuem vivendo na miséria, que não tenham condições fundamentais de vida", afirmou Dilma, pedindo o apoio dos parlamentares para esse projeto.

A presidente disse também que acredita numa relação independente e harmoniosa entre os poderes, afirmando que o Brasil vive hoje o período democrático mais longo de sua história. "A democracia nos abriu um horizonte promissor, de justiça social, redução das desigualdades em todas as suas formas e consolidação de nosso desenvolvimento econômico e social", disse.

Outro tema abordado por Dilma e que diz respeito direto aos parlamentares é a retomada da agenda da reforma política. "Trabalharemos em conjunto com essa casa", afirmou.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: