Dilma Rousseff realiza visita bilateral e participa na cimeira dos BRIC em abril à China

Lusa

“A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, vai à China para uma visita bilateral e também para participar da cimeira dos BRIC, entre 13 e 15 de abril, anunciou hoje o ministro das Relações Exteriores brasileiro.
"A relação com a China é cada vez mais importante para o Brasil", disse o ministro António Patriota numa entrevista à rádio e a televisão públicas do Brasil.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil desde há dois anos e o primeiro investidor estrangeiro no país desde 2010.

A China compra minério de ferro, soja e outras matérias-primas para alimentar o seu rápido crescimento e multiplica os créditos para ter acesso privilegiado ao petróleo brasileiro.

Apesar dos protestos da indústria brasileira contra a concorrência das importações chinesas, impulsionada pela valorização do real frente ao dólar norte-americano e ao yuan chinês, a balança comercial é muito favorável ao Brasil, com um excedente cinco mil milhões de dólares, segundo o ministro Patriota.

"Isso não impede de que nós nos debrucemos sobre certos setores específicos e tentemos melhorar a qualidade deste comércio", acrescentou.

Após a sua visita bilateral, a 13 de abril, Dilma participará, nos dias 14 e 15, na cimeira dos BRIC (Brasil, Rússia, China, Índia), que contará pela primeira vez com a presença da África do Sul, informou o ministro.

O objetivo da reunião será harmonizar as posições dos BRIC nos fóruns internacionais, finalizou Patriota.

A África do sul foi convidada pela China para integrar o grupo destes países emergentes.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

cleberbinhocorpotamentos disse...

ola que lindo esse blog
adoro a dilma votei nela
se quiser me seguir agradeço
http://cleberbinhocomportamentos.blogspot.com/