Dilma prestigiará Lula em Portugal e conversará com autoridades

Portal Terra / EFE

“A presidente Dilma Rousseff iniciará nesta terça-feira uma visita de dois dias a Portugal na qual comparecerá a um ato em homenagem a seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e conversará com o líder e o primeiro-ministro portugueses, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.
A visita, de caráter "eminentemente político", será a segunda viagem ao exterior de Dilma desde que iniciou seu mandato, em janeiro.
A presidente realizou no final de janeiro uma visita oficial à Argentina, e após ter recebido em Brasília o governante americano, Barack Obama, deve empreender uma viagem à China entre 11 e 15 de abril.

Além de prestigiar Lula, a quem a Universidade de Coimbra concederá um título, a chefe de Estado tentará se informar melhor sobre a atual situação de Portugal em seus encontros com as autoridades do país, e não deve assinar nenhum acordo bilateral.

"A visita terá caráter eminentemente político. Não há previsão de assinatura de acordos", afirmou o porta-voz da Presidência brasileira, Rodrigo Baena, ao detalhar a agenda de Dilma.

A chefe de Estado embarcará às 21h desta segunda-feira na base aérea de Brasília e, após desembarcar pela manhã em Lisboa, viajará imediatamente por terra a Coimbra.

Dilma deve realizar uma visita à Universidade de Coimbra na tarde da terça-feira e conversar com as autoridades do centro acadêmico.

Na quarta-feira, comparecerá à cerimônia de concessão do título de "Doutor Honoris Causa" a Lula, em reconhecimento à atenção que o ex-presidente dedicou aos "grandes problemas do mundo" e a preservar a amizade entre os dois países.

Após a cerimônia e um almoço, a presidente voltará a Lisboa para participar de uma reunião com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém, e de um encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates, na sua residência oficial.

Após seus encontros com os líderes portugueses, Dilma irá a um jantar oferecido por Cavaco Silva no palácio presidencial e em seguida embarcará de volta ao Brasil.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: