Dilma Rousseff e primeiro-ministro do Timor Leste apostam no reforço da cooperação

Dilma e Xana Gusmão passaram em revista a cooperação bilateral e as áreas que serão aprofundadas. Para Timor Leste, a capacitação profissional e o ensino da língua portuguesa são áreas prioritárias.

Portugal Digital

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, recebeu nesta quinta-feira (3), no Palácio do Planalto, em Brasília, o primeiro-ministro e ministro da Defesa do Timor Leste, Xanana Gusmão, que efetua visita oficial ao país até ao próximo sábdo (5).

Gusmão é acompanhado nesta visita pelo ministro da Educação, João Câncio Freitas; vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Antonio Xavier Pereira Carlos; e pelo secretário de Segurança, Francisco Guterres.

Durante o encontro, Dilma Rousseff disse que Timor-Leste e Brasil compartilham uma herança histórica cuja especificidade maior reside na língua portuguesa, como idioma oficial de ambos os países.

Dilma e Xana Gusmão passaram em revista a cooperação bilateral e as áreas que serão aprofundadas. Para Timor Leste, a capacitação profissional e o ensino da língua portuguesa são áreas prioritárias.

De acordo com informação do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, Dilma manifestou o interesse em ampliar a cooperação com Timor-Leste, hoje centrada em atividades essenciais ao fortalecimento das instituições nacionais, nas áreas de educação, justiça, segurança, capacitação de mão-de-obra, inclusão social e infraestrutura.

Na ocasião, a presidente do Brasil agradeceu a doação de US$ 500 mil dólares do Governo timorense para as vítimas das inundações e dos deslizamentos de terra ocorridos em janeiro deste ano na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Já o primeiro-ministro Xanana Gusmão manifestou seu apreço pela cooperação recebida do Brasil para a preservação da herança lusófona e para a construção e o desenvolvimento do Estado Nacional Timorense.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: