Dilma visitará Paraguai no dia 15 de maio, diz Patriota

Ministro se reuniu com chanceler paraguaio para tratar de viagem. Eles ainda falaram sobre acordo de Itaipu

Novojornal / G1

A presidente Dilma Rousseff fará uma visita no dia 15 de maio ao Paraguai, informou nesta terça-feira (3) o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, após se reunir com o chanceler paraguaio, Jorge Lara Castro.

Os dois conversaram sobre a votação no Senado brasileiro, prevista para esta tarde, do projeto que autoriza o Brasil a triplicar o valor pago ao Paraguai pela energia excedente da usina hidrelétrica binacional de Itaipu, no rio Paraná, na fronteira entre os dois países.

Esse valor, que chega até US$ 120 milhões por ano, passará para até US$ 360 milhões por ano. Depois de aprovado pelo Senado, o acordo terá que ser promulgado pelo Congresso para entrar em vigor.

Para Jorge Lara Castro, a votação será um passo importante para a integração regional e a votação no Congresso paraguaio da entrada da Venezuela no Mercosul. O Paraguai é o único integrante do bloco regional que ainda não concordou oficialmente com a inserção do país comandado por Hugo Chávez.

“O Congresso tem sua autonomia, tem suas diferentes formas de ver a realidade interna, regional e internacional. Nesse aspecto, será muito importante a aprovação que se realiza no Congresso do Brasil porque trará elementos e critérios para reflexão dos senadores paraguaios. Creio que será um passo muito importante”, disse o ministro paraguaio.

Antonio Patriota também se disse “confiante” com a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul. “Conversamos muito sobre isso. Temos muita confiança que conseguiremos fazer progresso”, afirmou.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: