Sorridente, Dilma chega ao Uruguai para assinar 12 acordos


Claudia Andrade, Portal Terra / Agências

“A presidente Dilma Rousseff faz nesta segunda-feira uma rápida visita ao Uruguai para a assinatura de 12 acordos que vão da área de tecnologia à saúde e segurança pública. O primeiro ponto de parada da viagem foi por volta do meio-dia, no Laboratório Tecnológico do Uruguai (Latu), construído em cooperação com o Brasil, onde a petista foi recebida pelo chefe de Estado uruguaio, José Mujica. A presidente chegou ao local sorridente, acenando para as câmeras, mas sem dar declarações à imprensa.

Nas instalações do laboratório, os presidentes inauguraram o laboratório de TV digital criado no Centro de Desenvolvimento do Conhecimento do Latu para capacitar funcionários e trocar informações sobre o tema. O Uruguai adotou em dezembro de 2010 o padrão de televisão digital nipônico-brasileiro e um dos convênios previstos para serem firmados na viagem é o de apoio tecnológico e de expansão da banda larga. Dilma e Mujica, em encontro em Brasília em janeiro, concordaram em manter reuniões bilaterais num período trimestral.

Nesta viagem, Dilma está acompanhada de oito ministros: Antonio Patriota (Relações Exteriores), José Eduardo Cardozo (Justiça), Alfredo Nascimento (Transportes), Ana de Hollanda (Cultura), Paulo Bernardo (Comunicações), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Fernando Bezerra (Integração Nacional) e Mario Negromonte (Cidades). Também fazem parte da comitiva o assessor para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, e o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.

A programação prevê ainda que os presidentes deem uma declaração à imprensa ainda na tarde de hoje. O retorno de Dilma a Brasília está previsto para logo após o almoço que será oferecido por Mujica no Palácio Santos, em Montevidéu, sede do Ministério das Relações Exteriores uruguaio.

O Brasil é o principal parceiro comercial do Uruguai. Em 2010, a troca comercial superou os US$ 3 bilhões, 19% mais do que em 2009, com superávit para o Uruguai de US$ 43 milhões.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: