Ideli Salvatti assume a articulação política e Luiz Sérgio vai para a Pesca

Gustavo Gantois, R7

“Em mais uma surpresa em seu estilo de governo, a presidente Dilma Rousseff promoveu nesta sexta-feira (10) um troca-troca ministerial para acalmar o apetite da base aliada por cargos no governo.

Após enfrentar um processo de "fritura" política que começou com a queda de Antonio Palocci, o petista Luiz Sérgio não é mais ministro das Relações Institucionais. Para seu lugar vai Ideli Salvatti, ministra da Pesca e Aquicultura, pasta que será agora comandada por Luiz Sérgio.

O destino de Luiz Sérgio foi selado após reunião com Dilma. Diferentemente do que ocorreu com Palocci, desta vez a presidente consultou os aliados mais próximos. As reuniões com o vice-presidente Michel Temer, com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), tomaram o fim da manhã e o começo da tarde de hoje.

Por volta das 14h30, Dilma chamou Luiz Sérgio ao gabinete presidencial. O ministro considerou que, após toda a especulação e o trabalho de integrantes do PT para assumir seu lugar, a permanência na articulação política era insustentável. Dilma concordou e, meia hora depois, chamou Ideli para participar da reunião.

A aprovação de Temer, Sarney e Maia era necessária para dar um ar de credibilidade à escolha de Dilma. Ideli não é bem-vista pelos senadores por seu passado truculento como líder do governo na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Os três, no entanto, garantiram que apoiam a decisão da presidente e farão o possível para evitar novos problemas no Congresso.

Um dos argumentos utilizados por Luiz Sérgio para justificar o baixo desempenho na pasta foi o de que o ex-ministro Antonio Palocci assumira para si a relação entre o Congresso e o Palácio do Planalto. Envolvido em escândalos sobre o seu crescimento patrimonial, Palocci acabou deixando de lado o trabalho da articulação para cuidar da sua defesa.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: