Presidente eleito do Peru chega sorridente para encontro com Dilma

Humala assume o cargo em 28 de julho, no lugar do presidente Alan García para o período de 2011 a 2016

O Povo / ABr

O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, se reúne na manhã desta quinta-feira, 9, com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. Ao chegar para o encontro – com quase meia hora de atraso –, ele sorriu e fez o sinal do “v” da vitória para os fotógrafos e cinegrafistas.

O Brasil é o primeiro país a ser visitado por Humala, depois de confirmada sua vitória no último domingo, 5. Humala venceu a conservadora Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), em uma das eleições mais apertadas da história peruana.

Em 28 de julho, Humala assume o cargo no lugar do presidente Alan García para o período de 2011 a 2016. O presidente eleito venceu os dois turnos das eleições, mas no segundo passou por momentos de apreensão, quando pesquisas de opinião indicaram que Keiko estava na frente.

Considerado fiel aos princípios nacionalistas e de origem indígena, como 80% da população peruana, Humala gerou medo no mercado financeiro e no empresariado do Peru. Os empresários temem que ele mude a política econômica do país que conseguiu promover um crescimento de 3% ano ano.

Nas três vezes anteriores que concorreu à Presidência da República, Humala indicou admirar os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales. Mas ele acabou o escolhendo o Brasil para ser o primeiro país a visitar como presidente eleito. De acordo com assessores, Humala deve ir ainda ao Uruguai e à Argentina. Depois, em uma segunda etapa, ele visitará a Bolívia, Colômbia, Venezuela e o México.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: