Teste para 2016, Jogos Militares começam com Pelé e Dilma

Daniel Fávero, Portal Terra

“Com voo rasante de caças da Aeronáutica sobre o Estádio do Engenhão, na zona norte do Rio de Janeiro, foi dado na noite deste sábado o pontapé inicial da cerimônia de abertura da 5ª Edição dos Jogos Mundiais Militares, que acontecem até o dia 24 de julho.
Ao som de MPB, samba, e com a ajuda de belas imagens projetadas no piso, as coreografias foram um capitulo à parte da cerimônia. O evento é considerado um teste para a capital fluminense, que recebe jogos da Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

No primeiro momento da cerimônia, foram projetas imagens no chão do estádio com atlas, e à medida em que as 114 delegações entravam, o gráfico iluminava o mapa do país. A primeira a entrar foi a de Afeganistão.

As delegações da Argentina e Estados Unidos foram vaiadas, e os italianos mandaram apenas cinco representantes para a cerimônia, apesar de terem enviado 160 atletas para os Jogos, em evidente sinal de protesto contra a decisão brasileira de não extraditar o ex-ativista esquerdista Cesare Battisti.

A presidente Dilma Rousseff compareceu à cerimônia, mas foi breve em suas palavras. "Boa noite a todos. Bem-vindos ao Brasil. Declaro aberta a 5ª Edição dos Jogos Mundiais Militares. Desejo boa sorte a todos, muito obrigada", discursou.

Dilma foi discreta e sentou ao lado de Sérgio Cabral, governardo do Rio de Janeiro, que a todo o momento conversava com ela. Durante a execução do Hino Nacional, a presidente ficou de pé, como manda o protocolo, e na passagem da delegação brasileira bateu palmas, enquanto o público gritava "Brasil, Brasil".

Após os desfiles iniciais das delegações, foram realizadas coreografias com a ajuda dos projetores com imagens coloridas representando a fauna do Brasil. O uso da tecnologia de projeção foi um dos pontos altos da apresentação, interagindo com os dançarinos que, munidos de lençóis, davam vida a imagens como a Bandeira Nacional.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment