Estudantes reúnem-se com Dilma e cobram mais verba à educação


Estudantes reúnem-se com Dilma e cobram mais verba à educação Movimento estudantil cobra de Dilma Rousseff que amplie investimentos em educação destinando ao setor 10% do PIB e metade dos recursos do pré-sal. Pauta foi entregue à presidenta após marcha de milhares de estudantes encerrar “agosto verde e amarelo”. Mais cedo, manifestantes protestaram na porta do Banco Central exigindo redução dos juros.

Correio do Brasil / Carta Maior

Dirigentes de entidades que representam estudantes de diferentes níveis reuniram-se com a presidenta Dilma Roussef, nesta quarta-feira (31/8), para entregar uma pauta de reinvindicações. As duas bandeiras principais do movimento são a destinação, à educação, de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e de 50% dos recursos do fundo social do pré-sal.

Mas os estudantes também cobram o fim do analfabetismo até 2016, a garantia de recursos para a conclusão das obras do REUNI (o programa de expansão universitária do governo federal), o reajuste imediato nos valores das bolsas para pós-graduação e a ampliação dos Institutos federais, entre outros.

“A presidenta não se pronunciou pontualmente sobre cada um dos os 43 itens da nossa pauta, mas determinou que os ministros Fernando Haddad (Educação) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), presentes a reunião, ficassem responsáveis por nos dar uma resposta mais efetiva, em médio prazo”, disse o presidente da UNE, Daniel Iliescu. “Ela demonstrou particular simpatia pela nossa reivindicação de que metade do fundo social do Pré-sal seja destinado à área.”

A reunião dos estudantes com Dilma, no Palácio do Planalto, ocorreu após uma marcha deles na Esplanada dos Ministérios. O ato encerrou um uma jornada de manifestações batizada de “Agosto Verde e Amarelo” pelos organizadores: a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG).”
Foto: Abr.
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment