Dilma oficializa apoio à candidatura de Brasília por Universíade 2017


Portal Terra / EFE

“A presidente Dilma Rousseff oficializou o apoio à candidatura de Brasília para sede dos Jogos Universitários (Universíade) de verão de 2017, informou nesta terça-feira pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O apoio à candidatura foi comunicado em carta enviada na última segunda-feira pela governante ao presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), Claude-Louis Gallien.

"Será um motivo de orgulho e de celebração para o Brasil e para todos os brasileiros receber os Jogos Universitários Mundiais em 2017", afirma na carta, cujo texto foi divulgado no site do COB.

"Brasília e Brasil estarão preparados para receber aos atletas da Universíade 2017. Queremos que conheçam e experimentem um país que se sente orgulhoso de estar construído uma sociedade cada vez mais justa e com oportunidades para todos", acrescenta.

A presidente ressalta ainda que em Brasília convivem pessoas de todo o mundo e de diversas etnias em meio a uma cultura de paz, diversidade e acolhimento.

"Nossa capital é uma jovem cidade, que nasceu sob o sinal da modernidade. Concebida pelos traços geniais de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade e representa um marco da arquitetura e do urbanismo do século 20", ressalta Dilma na carta.

A capital do Brasil disputa com Kocaeli (Turquia) e a Cidade de Taipé (Taiwan) o direito a organizar a Universíade de verão de 2017, enquanto Almaty (Cazaquistão) e Trentino (Itália) disputam o direito da Universíade de inverno do mesmo ano.

Os Jogos Universitários de inverno deste ano ocorreram em Erzurum (Turquia) e os de verão em Shenzhen (China).

As sedes das competições em 2013 serão na cidade russa de Kazan (verão) e na eslovena de Maribor (inverno), e as de 2015 na coreana de Gwangju (verão) e na espanhola de Granada (inverno).

Brasil e México foram até agora os únicos países latino-americanos a acolher os Jogos Universitários. A cidade brasileira de Porto Alegre foi sede dos Jogos de verão em 1963, e Cidade do México em 1979.”
Foto: Reuters
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: