Dilma chega ao Uruguai para a Cúpula do MERCOSUL



Portal Terra / Abr

“A presidente Dilma Rousseff chegou nesta terça-feira a Montevidéu para participar da Cúpula do Mercosul - bloco integrado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em pauta estão a inclusão da Venezuela como quinto membro pleno e a criação de um mecanismo de proteção comercial do mercado regional no momento em que o mundo enfrenta uma crise econômica.

A adesão da Venezuela foi aceita pelos presidentes dos países do Mercosul em 2006. Para completar o processo é preciso também a aprovação dos Poderes Legislativos. Os congressos de Brasil, Argentina e Uruguai já votaram a favor, mas a maioria oposicionista no Senado paraguaio é contra. Diante desse quadro o presidente da Venezuela, Hugo Chaves, que tem evitado compromissos internacionais desde que começou o tratamento de câncer, decidiu, de última hora, comparecer à reunião. Ele chegou pouco antes de Dilma à sede do Mercosul.

O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, anfitrião do encontro, propôs encontrar um mecanismo para permitir a adesão venezuelana, apesar da oposição paraguaia. Ontem, os chanceleres do Mercosul tiveram um encontro para discutir a forma de fazer isso sem ferir a soberania do Paraguai e citaram envio de missões a Assunção a fim de convencer os parlamentares do país sobre a importância de ampliar o Mercosul. Segundo o chanceler Antonio Patriota, falou-se também na "modernização" dos mecanismos institucionais do bloco, para acelerar as adesões de novos membros - entre eles o Equador que, na reunião de hoje pedirá a sua inclusão como membro pleno.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: