Dilma Rousseff será a estrela do Fórum Social, mas não irá a Davos


Yana Marull , AFP / Google

“A presidente brasileira, Dilma Rousseff, será a estrela na quinta-feira do Fórum Social Mundial, o grande evento dos grupos sociais anticapitalistas em Porto Alegre, e depois viajará a Cuba sem ir ao Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), que começa nesta quarta-feira.

"É um gesto da presidente que mostra o reconhecimento do Fórum Social Mundial, um movimento que foi muito importante e ajudou, por exemplo, na mudança do quadro de poder progressista na América Latina, incluindo a chegada à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva em 2003", disse à AFP Oded Grajew, um dos fundadores do Fórum Social.

A presença "de Dilma Rousseff no Fórum Social, e não em Davos, foi uma decisão política da presidente" que expressa uma opção por uma aproximação com os movimentos sociais, explicou à AFP uma fonte da Presidência.

Ex-guerrilheira que enfrentou a ditadura e foi torturada na prisão, Dilma Rousseff, de 64 anos e do esquerdista Partido dos Trabalhadores (PT), chega nesta quarta-feira a Porto Alegre e participará na quinta-feira de um ato público do Fórum Social e em reuniões com os movimentos sociais.

Esta versão mais reduzida do Fórum Social Mundial, que se estende até domingo, é preparatória da cúpula de desenvolvimento sustentável Rio+20 que a ONU realizará em junho no Brasil. Dilma defenderá na Rio+20 o desenvolvimento sustentável com prioridades sociais, como a erradicação da pobreza.

O Fórum Social e o Econômico de Davos acontecem na mesma semana e têm preocupações semelhantes: a grave crise global que afeta, principalmente, as economias da Europa e dos Estados Unidos, onde aumenta o descontentamento social, tema do fórum de Porto Alegre, que reivindica uma mudança radical do modelo capitalista.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: