Dilma fala a Obama de 'preocupação' com políticas de países ricos


Presidentes de Brasil e EUA se encontraram na Casa Branca.Dilma criticou políticas monetárias que prejudicam emergentes


A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda (9), após reunião com Barack Obama, na Casa Branca, que manifestou ao presidente dos Estados Unidos a "preocupação" do Brasil com as políticas monetárias expansionistas dos países desenvolvidos.

Segundo a presidente, essas políticas levam à desvalorização das moedas nesses países, comprometendo o desenvolvimento nos países emergentes.

"Essas políticas monetárias solitárias, no que se refere a políticas fiscais, levam à desvalorização das moedas nos países desenvolvidos, levando ao comprometimento dos países emergentes. Consideramos que o papel dos Estados Unidos nesta conjuntura, neste mundo multilateral, é muito importante", declarou Dilma.

No começo de março, a presidente já havia chamado de "tsunami monetário" as políticas de proteção dos países ricos, que injetam dólares em diversos mercados, reduzindo a cotação do dólar frente às moedas locais. Com isso, as exportações ficam prejudicadas, o que tem acontecido no Brasil.

Parcerias
Dilma destacou parcerias com os Estados Unidos nas áreas de energia, defesa, educação e tecnologia.

"No que se refere ao aspecto bilateral, o Brasil e os Estados Unicos têm crescentemente estreitado suas relações comerciais, ampliado investimentos recíprocos. O investimetno brasileiro nos Estads Unidos já chega a 40% do total de investimento americano no Brasil. Todas as nossas relações apresentam resultados muito importantes, mas, ao mesmo tempo, demonstram que estamos aquém das nossas possibilidades", declarou.

Segundo ela, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 "permitem amplas oportunidades de investimento e parcerias entre empresas norte-americanas e brasileiras".

Dilma disse que convidou Barack Obama a participar da conferência sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20, que será realizada no Brasil em junho.

"Tenho certeza que a cooperação e nosso estreito relacionamento e parceria são importantes para nossos países, mas também para o desenvolvimento no século XXI, que se caracteriza como tema do Rio+20 - para a qual convidei o presidente Obama -, que é crescer e sermos capazes de conservar e proteger, que é a definição de desenvolviemtno sustentavel." As informações são do G1.”

Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: