No Dia do Meio Ambiente, Dilma pede crescimento sem agressões à natureza


Terra / EFE

“A presidente brasileira, Dilma Rousseff, liderou nesta terça-feira a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente e, como anfitriã da próxima Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, pediu para o mundo "crescer, incluir e proteger".

Com essa frase, Dilma resumiu os objetivos que devem prevalecer na Conferência Rio+20, que, para ela, deve promover políticas de crescimento econômico baseadas na promoção social dos mais pobres, mas associadas a práticas de desenvolvimento que ajudem a preservar o meio ambiente.

No ato, realizado no Palácio do Planalto, participaram o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, e o secretário-geral da Conferência Rio+20, Sha Zukang, entre outras autoridades nacionais e internacionais.
Dilma citou os avanços registrados no Brasil em matéria de proteção da biodiversidade e ressaltou a redução das taxas de desmatamento na Amazônia, em nível de recorde desde 1988.

Na mesma data do Meio Ambiente, foi divulgado um relatório oficial segundo o qual a Amazônia brasileira perdeu 6.418 quilômetros quadrados de florestas entre agosto de 2010 e julho de 2011, o que representa a menor área para esse período desde o início da medição, em 1988.

Ainda nesta terça-feira, Dilma anunciou a criação de dois novos parques nacionais, a ampliação de outros três, e diversas medidas de apoio aos povos indígenas. Diante disso, a presidente disse que o Brasil "é um dos países que mais avança na proteção de sua biodiversidade e construção de um modelo de desenvolvimento sustentável".

Em um contexto mais global, a presidente alertou que a crise financeira não deve ser usada como desculpa para aprofundar modelos de desenvolvimento baseados em agressões ao meio ambiente. "É fundamental discutir novos marcos de desenvolvimento que articulem meio ambiente, crescimento econômico e inclusão social", disse em relação ao momento de crise internacional.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: