Em evento judaico, Dilma diz que 'negar holocausto é repeti-lo'


Em evento judaico, Dilma diz que 'negar holocausto é repeti-lo'
Diogo Alcântara, Portal Terra

“A presidente Dilma Rousseff criticou nesta quarta-feira movimentos que relativizam ou negam a existência do holocausto – genocídio nazista que matou cerca de 6 milhões de judeus entre as décadas de 1930 e 1940. Para a presidente, “negar ao holocausto é repeti-lo”. O ato em homenagem às vítimas do holocausto foi aproveitado para homenagens às mais de 230 vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS).

“Negar ao holocausto é repeti-lo, como agressão a memória não só dos judeus, mas da humanidade”, disse a presidente. “Aquele processo que ocorreu com o nazismo, que levou a esse horror, a essa barbaridade industrial, serviu de padrão para que muitos países exterminassem seus próprios cidadãos. Fazer tudo para que jamais aconteça é um exercício de lembrança pessoal, mas sobretudo é um exercício de lembrança da história”, acrescentou.

Marcada pelas Nações Unidas há oito anos, a data de lembrança das vítimas do holocausto foi marcada para o dia 27 de janeiro porque memora à libertação do campo de concentração de Auschwitz (Polônia), considerado por historiadores como o maior centro de extermínio nazista.

Em discurso anterior ao de Dilma, o presidente da Confederação Israelita do Brasil, Cláudio Lottenberg, disse que as mortes decorridas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, "lembra a chacina do holocausto". “Era justamente 27 de janeiro (quando ocorreu a tragédia), o dia oficial do holocausto”, afirmou.

Além do discurso de Lottenberg outras manifestações em homenagem às vítimas de Santa Maria também marcaram o evento em homenagem aos mortos no holocausto. O evento contou com um minuto de silêncio. O presidente de Israel, Shimon Peres, também enviou uma carta, lida pelo embaixador do país no Brasil, Rafael Eldad.

"Fiquei consternado e profundamente triste com a terrível tragédia que golpeou o Brasil", afirmou Peres num trecho da mensagem. "Estendo minhas mais sinceras condolências às famílias das vítimas e a todo o povo brasileiro, desejando completa recuperação", disse em outro momento, acrescentando: "Nossos corações estão com todos vocês nesse momento de luto".

Incêndio na Boate Kiss
Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.”
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: