Presidenta Dilma Rousseff inaugura primeiros quilômetros do Canal do Sertão


Agência Alagoas

“A presidenta Dilma Rousseff estará em Alagoas nesta terça-feira (12) para inaugurar, oficialmente, junto com o governador Teotonio Vilela Filho, os primeiros 65 quilômetros do Canal do Sertão. A solenidade está marcada para as 10h, no Povoado Alto dos Coelhos, em Água Branca, nas proximidades do canteiro de obras.

Os 65 quilômetros inaugurados fazem parte dos dois primeiros trechos, concluídos pelo Governo do Estado. A terceira etapa já foi iniciada, com serviços em andamento e recursos garantidos pelo Ministério da Integração Nacional até o km 78. Quando estiver concluído, o canal alcançará a marca de 250km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.

O Canal do Sertão entrou em operação no último dia 28 de janeiro e, até agora, já teve um investimento de cerca de R$ 1 bilhão, incluindo a contrapartida de R$ 100 milhões do Estado. A construção, inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do Nordeste.

O início da operação já permite a distribuição de água ao longo dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca, já na divisa com Olho D’Água do Casado. O Canal do Sertão, porém, vai beneficiar 42 cidades e mais de um milhão de alagoanos, melhorando a qualidade de vida da população sertaneja e desenvolvendo a economia regional.

Ao longo dos dois primeiros trechos da obra, foram instaladas sete comportas que serão equipadas com sensores de nível de água e três estações de tomada d’água, utilizadas como pontos de coleta de água para irrigação. Para possibilitar o acesso aos povoados próximos, foram construídas passagens sobre o Canal que permitem a travessia segura de veículos e pedestres.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: