Viagem de Dilma aos EUA está por um triz


A presidente recebe o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, para discutir o retorno dado pelo governo norte-americano aos questionamentos do Brasil sobre denúncias de espionagem; decisão sobre a visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos, em outubro, será tomada após esse encontro

Danilo Macedo, Agência Brasil / Brasil 247

A presidenta Dilma Rousseff receberá hoje (16), às 18h, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, para discutir o retorno dado pelo governo norte-americano aos questionamentos do Brasil sobre denúncias de espionagem, conforme agenda divulgada. No fim de semana, o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, informou que a decisão sobre a visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos, em outubro, seria tomada após esse encontro.

Figueiredo esteve em Washington na semana passada para conversar com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, sobre as denúncias de espionagem. Há dez dias, durante a Cúpula do G20, na Rússia, o presidente Barack Obama se comprometeu com a presidenta Dilma a responder aos questionamentos do governo brasileiro em uma semana, prazo já expirado.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje no Palácio do Planalto que a presidenta Dilma Rousseff  jamais abrirá mão da “afirmação radical” da soberania do país em relação às denúncias de que agências do governo norte-americano espionaram o país. “O Brasil agirá nesse caso com a maior seriedade, não abrindo mão de maneira alguma de nossa soberania, mas sem fazer bravata”.

No início da próxima semana, a presidenta Dilma viajará aos Estados Unidos para a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: