Modelo inclusivo reduziu trabalho infantil, diz Dilma


"O Brasil é um exemplo de que, com vontade politica e ações consistentes, continuadas e permanentes, é possível colocar em ação a força transformadora da cooperação que nos levará a erradicação do trabalho infantil", disse a presidente nesta terça-feira, durante a 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil; redução do trabalho infantil no Brasil foi de 67% entre 2000 e 2012

Brasil 247 / Blog do Planalto

“A presidenta Dilma Rousseff afirmou, em discurso na abertura da 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, nesta terça-feira (8), que o modelo de desenvolvimento inclusivo adotado pelo governo federal e a prioridade dada à educação foram responsáveis pela redução do trabalho infantil no Brasil, entre 2000 e 2012, de 67%. O índice é maior do que a média global, que foi de 36%.

"O Brasil é um exemplo de que, com vontade politica e ações consistentes, continuadas e permanentes, é possível colocar em ação a força transformadora da cooperação que nos levará a erradicação do trabalho infantil. (...) Fizemos opção pelo desenvolvimento em que o crescimento econômico vem acompanhado pela criação do emprego formal, valorização do salario mínimo, fortalecimento da agricultura familiar e valorização do pequeno empreendedor", destacou Dilma.

A presidenta ainda afirmou que o modelo brasileiro foca os mais pobres e vulneráveis, com a construção de uma rede de proteção social que permita ao Estado eleger a erradicação da miséria como prioridade, com importantes reflexos sobre o trabalho infantil. Dilma lembrou que, entre 2011 e 2012, com a ampliação da renda do programa Brasil Sem Miséria para famílias com crianças com até 15 anos, o trabalho infantil foi reduzido em 15%.

"Para essas famílias, asseguramos a cada uma das pessoas uma renda mínima, per capita. Porque, sem que suas famílias saiam da pobreza, as crianças não saem da pobreza. Iniciou assim uma retirada da miséria dos 22 milhões de brasileiros que ainda estavam na miséria e que estavam no programa. Esses 22 milhões saíram da miséria porque estendemos o programa para todas as famílias brasileiras", afirmou.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: