Mercadante pode assumir a pasta da Casa Civil


Depois de assumir extraordinariamente a articulação do governo, petista pode enfim ser nomeado no lugar de Gleisi Hoffmann, que se prepara para concorrer ao governo do Paraná; o filho do vice-presidente José Alencar, Josué Gomes da Silva (PMDB), é cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento, de Fernando Pimentel 


A presidente Dilma Rousseff confirmou ainda para este ano a reforma ministerial de final de mandato. Tudo indica que, Gleisi Hoffmann, ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata ao governo do Paraná, será substituída pelo atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Amigo de Dilma, Mercadante assumiu nos últimos meses extraordinariamente a posição de articulador do governo. Mais do que isso, passou a ocupar sempre o lugar ao lado da presidente em eventos públicos. Tentou até se transpor ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em decisões da pasta. O excesso de exposição o rendeu um puxão de “orelha” de Dilma. A presidente teria se irritado com suas iniciativas recentes, como antecipar que o governo recuaria da decisão de ampliar em dois anos o curso de medicina e críticas que teria feito ao colega da Fazenda, Guido Mantega.

Seu nome não é consenso no governo. Uma outra alternativa seria a ministra Miriam Belchior, do Planejamento. A pasta de Belchior poderia, então, ficar com o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações.

Outra mudança em vista é a nomeação do empresário Josué Gomes da Silva, filho do vice-presidente José Alencar (1931-2011), recém-filiado ao PMDB por pressão do ex-presidente Lula, para o lugar de Fernando Pimentel no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Na Saúde, Alexandre Padilha sai para concorrer ao governo de São Paulo, a maior bandeira do PT para 2014, ao lado de Dilma. Ele deve ser substituído pelo seu secretário de Gestão do Trabalho e Educação, Mozart Sales, já familiarizado com o programa Mais Médicos.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: