Dilma comparece ao Fórum Mundial de Direitos Humanos


Carolina Sarres, Agência Brasil
 
“A presidenta Dilma Rousseff irá participar na tarde de hoje (12) do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH) para a entrega da 19ª edição do Prêmio Direitos Humanos. Serão entregues prêmios em 23 categorias e duas menções honrosas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é esperado no fórum para falar sobre direitos humanos e combate à fome.

O Prêmio Direitos Humanos é o mais alto reconhecimento do governo brasileiro a ações que envolvam atividades relacionadas à questão dos direitos humanos. Na cerimônia desta quinta-feira, Dilma também deverá anunciar a assinatura do decreto que institui o Sistema Nacional de Enfrentamento à Tortura.

Entre os contemplados pelo prêmio em 2013 estão a coordenadora da Associação de Estudos, Pesquisas e Publicações da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência (Apavv) no Ceará, Maria da Penha Maia Fernandes, na categoria Igualdade de Gênero; o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, em Segurança Pública e Direitos Humanos; o deputado Nilmário Miranda (PT-MG), em Enfrentamento à Tortura; a ex-militante e presidenta da Liga Feminina da Guanabara, Zilda Paula Pereira, em Direito à Memória e à Verdade; a Casa da Juventude Padre Burnier (Caju), em Centros de Referência em Direitos Humanos; a associação Rede Rua, em Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua, entre outros vencedores.

As menções honrosas deste ano irão para o grupo Habeas Corpus, pela garantia dos direitos humanos e constitucionais de manifestantes durante os protestos que ocorreram recentemente no país; e para a coordenadora do projeto Olhares Cruzados, Dirce Carrion, pela garantia de direitos e do empoderamento de crianças e adolescentes em comunidades indígenas e quilombolas.

O FMDH começou anteontem (11) em Brasília e irá até amanhã (13), quando ainda serão debatidos temas como a transversalidade dos direitos humanos, o enfrentamento da violência e o desenvolvimento da cultura em direitos humanos. Nesses dias, o evento promoveu conferências, debates temáticos e atividades com a presença de autoridades, intelectuais e profissionais reconhecidos internacionalmente. O encontro teve mais de 10 mil inscrições.”
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: