Dilma: Pronatec será um de meus "principais legados"


"Presidente Dilma Rousseff reforça canal direto com a população ao responder, pela segunda vez em 15 dias, a perguntas de internautas pelo Facebook; desta vez o tema é Pronatec, programa do governo federal que oferece cursos de ensino técnico; "Estamos construindo 208 novos campi de institutos federais de educação tecnológica por todo o Brasil", ressaltou Dilma no evento online batizado de 'Face to Face'; "o Pronatec sem dúvida será um dos principais legados que nós deixaremos", acrescentou; quando falou sobre o Marco Civil da Internet, em abril, ela bateu recorde de engajamento ao alcançar 700 mil pessoas na rede social

Brasil 247

A presidente Dilma Rousseff reforça seu canal de comunicação direto com a população ao realizar, nesta manhã, um novo evento online pelo qual responde a perguntas dos usuários na rede social Facebook. Batizada de Face to Face, a entrevista aborda desta vez o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

As perguntas e respostas em tempo real, respondidas pela própria presidente, podem ser acompanhadas pela página oficial do Palácio do Planalto no Facebook. "Nós estamos construindo 208 novos campi de institutos federais de educação tecnológica por todo o Brasil", declarou hoje a presidente. Para participar, basta estar conectado ao Facebook e enviar a pergunta na caixa de comentários. O Pronatec foi criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

A presidente afirmou ainda que o programa de ensino técnico deverá ser um dos "principais legados" de seu governo, junto com outras iniciativas na área da Educação. "O Pronatec sem dúvida será um dos principais legados que nós deixaremos, junto com o programa das 6 mil creches, Alfabetização na Idade Certa, as 60 mil escolas de tempo integral, os ônibus do Caminho da Escola".

Dilma mencionou também "o caminho de oportunidades para a educação superior", com o "Enem: o aumento das vagas nas universidades federais, junto com a lei de cotas; o acesso a universidade privada com o Prouni; a ampliação para 1,6 milhão contratos de financiamento para educação superior; o Ciência sem Fronteiras, levando a 101 mil bolsas concedidas até o final de 2014, para que estudantes brasileiros tenham acesso às melhores universidades no exterior".

Essa é a segunda vez em menos de 15 dias que a presidente participa desse tipo de atividade por redes sociais. A primeira foi no dia 24 de abril, quando respondeu a perguntas sobre o Marco Civil da Internet. Na ocasião, Dilma bateu recorde de engajamento na rede social, ao alcançar um público de 700 mil pessoas.

Sobre o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo governo federal em 2011 e busca ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Entre os objetivos do Pronatec estão expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica; e melhorar a qualidade do ensino médio.

O programa também envolve iniciativas como a expansão da Rede Federal de Educação; o Programa Brasil Profissionalizado; o Rede e-TecBrasil; acordo de gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem; FIES Técnico e Empresa; e Bolsa-Formação."
Postar no Google Plus

About Antonio F. Nogueira Jr.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: