Presidente da GM se reúne com Dilma e anuncia investimento de R$ 6,5 bilhões


"Recursos serão destinados a novos produtos, melhorias de veículos atuais, tecnologia e manutenção de fábricas

Reuters

A General Motors investirá R$ 6,5 bilhões no Brasil nos próximos cinco anos, disse nesta quinta-feira (14) a presidente mundial da montadora, Mary Teresa Barra.

Segundo a executiva,  os recursos serão destinados a novos produtos, melhorias de veículos atuais, tecnologia e manutenção de fábricas no país, entre outros.

A executiva se reuniu com a presidente Dilma Rousseff em Brasília para anunciar o plano de investimentos da GM no Brasil.

Nos Estados Unidos, a GM tem enfrentado um período difícil desde que foi divulgado o problema dos recalls, decorrentes de uma falha na chave de ignição de alguns modelos fabricados pela multinacional.

"Este investimento permitirá à marca Chevrolet continuar a renovação de sua linha de automóveis com foco em tecnologia e qualidade. Outro grande propósito deste aporte é o de elevar o percentual de nacionalização dos componentes dos carros feitos no Brasil, numa ação que envolverá também fornecedores instalados no país”, informou em comunicado o presidente da General Motors América do Sul, Jaime Ardila.

Segundo a companhia, com o novo aporte, a General Motors investirá mais de R$ 1 bilhão por ano, em média, por uma década no Brasil. O pacote de investimentos da montadora no país nos cinco anos anteriores foi de R$ 5,7 bilhões.

A aprovação do investimento ocorre em um momento de forte retração das vendas no mercado interno e nas exportações, além de um aumento da rivalidade com marcas menos tradicionais no país, como a sul-coreana Hyundai. De janeiro a julho, as vendas de carros no Brasil recuaram 8,3% e as exportações mostram tombo de 36,4% na comparação com o mesmo período de 2013.

A GM encerrou julho em segundo lugar entre as montadores instaladas no país, com participação acumulada este ano no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves de 17,69%, equivalente a vendas de 329.378 unidades. Um ano antes, quando ocupava a terceira posição, a empresa tinha fatia no segmento de 18,07%, equivalente na época a licenciamentos de 367.065 unidades."
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